
O Google Cloud Platform (CGP) consiste em um conjunto de aplicações acessíveis no ambiente online, ou seja, diretamente na nuvem, sem a necessidade de adquirir licenças ou de fazer instalações. As soluções são utilizadas na nuvem do Google, a mais segura e eficaz do mundo.
Quais são as opções de serviços?
- SaaS: é a sigla para Software como um Serviço (Software as a Service). Trata-se de uma ou de várias aplicações terceirizadas que podem ser acessadas pelo próprio navegador, como o G Suíte. Neste tipo de serviço, participam os servidores do e-mail (como gmail) e os CRMs (como Salesforce e Pipedrive), entre outros.
O gestor não precisa se preocupar sobre como é o funcionamento dos sistemas, pois o fornecedor se encarrega de tudo e a empresa apenas usufrui das soluções disponíveis.
- PaaS: Plataforma como um Serviço (Platform as a Service); a empresa usa somente os códigos de aplicação.
Destina-se a quem usa aplicações próprias, onde a organização desenvolve a aplicação e depois a plataforma cuida do resto.
- IaaS: Infraestrutura como um Serviço (Infrastructure as a Service); na infraestrutura rodam aplicações e o banco de dados da empresa, máquinas virtuais e o Big Disk.
É o serviço ideal para quem não deseja investir em servidores (hardwares), já que todos os gastos ficam a cargo do fornecedor, como máquinas, refrigeração e energia. A empresa assume os custos somente das funções que usa.
Quais as vantagens do Google Platform Services?
Ao usar o CGP, as empresas conseguem direcionar melhor o trabalho em seu dia a dia, melhorando a produtividade. Dessa forma, o gestor não precisa se preocupar com backups, melhoria na infraestrutura dos servidores, gerenciamento de redes e, consequentemente, ter mais tempo para se dedicar às suas estratégias e aos seus projetos.
Tudo isso melhora o nível de competitividade da organização e torna-a mais inovadora!
A redução de gastos em médio e longo prazo é outra vantagem do CGP, já que as despesas variam de acordo com o total de serviços contratados, o que permite um planejamento mais cuidadoso, definindo as ações menos arriscadas financeiramente.
O Cloud Platform do Google também permite maior escalabilidade, diminuindo o tempo necessário para que os negócios reajam a rápidas transformações no mercado.
COMO COMEÇAR A USAR O CGP NO DIA-A-DIA?
É preciso seguir alguns passos, sendo que cada um está associado a uma ou mais ferramentas específicas:
- Crie uma instância de VM (Máquina Virtual) e conecte-se a ela (Google Compute Engine)
- Crie um intervalo, faça upload de um arquivo e armazene-o em uma pasta (Google Cloud Storage)
- Use o Cloud Shell para configurar o CGP e gerar uma imagem de contêiner (Kubernet Engine, Cloud SDK)
- Treine localmente, com apenas um funcionário ou de forma distribuída (API Machine Learning)
- Faça upload de uma imagem no Google Storage e também um pedido de detecção de marcadores para API Cloud Vision (API Vision)
- Implante um pequeno aplicativo Python no App Engine, mostrando uma mensagem curta (Google App Engine)
O Google Cloud Platform é um conjunto de ferramentas funcionais para a sua empresa, importante para economizar gastos e aumentar a produtividade do negócio!