Ransomware: o que fazer para proteger a sua empresa?

Ransomware: o que fazer para proteger a sua empresa?

Ransomware. Esse nome causa assombro toda vez que é citado no meio corporativo. Aplicada desde a década de 1980, essa técnica delituosa consiste no sequestro de dados estratégicos. E de lá pra cá, cada vez mais os criminosos virtuais usam da criatividade para imporem danos extensos aos negócios – tendo ainda como efeito colateral, uma exposição negativa da marca eventualmente vitimada por esse tipo de ação, o que tem o potencial de causar prejuízos financeiros relevantes.

Para a proteção efetiva, mais do que conhecer o processo utilizado, é necessário saber como se prevenir.

Entenda a seguir, tudo o que você precisa para garantir a segurança do seu negócio.

Como funciona o Ransomware?

O ransomware utiliza códigos maliciosos para infectar computadores e assim ter acesso aos seus arquivos e dados, os tornando inacessíveis pela tecnologia de criptografia e “sequestrar” essas informações, cobrando altos valores em troca do acesso.

Esses ataques corriqueiramente se iniciam com e-mails corporativos, em mensagens falsas, com estruturas que parecem familiares e confiáveis. Sempre acompanhados de sugestões simples como o acesso a um link ou download de algum documento, e então, o contato aos vírus. A silenciosa contaminação, demora a ser percebida pelo administrador da rede, o que faz o susto com a mensagem do hacker na tela, ser ainda maior.

Sendo assim, é essencial ficar atento a mensagens falsas, no estilo pop-up, como estar sempre fazendo a varredura, já que pode acontecer da contaminação ocorrer por brechas no sistema, sem necessariamente uma ação da vítima. Outro ponto importante a se destacar, é que certos tipos de ransomware, vão além de modificar arquivos e afetam todo o sistema, deixando prejuízos ainda maiores para as empresas.

Como se proteger

É claro que antes de pensar em como agir nos casos de ataques, a prioridade é pensar em como prevenir essas situações. O melhor procedimento é aderir ao uso de programas especializados na segurança detalhada e geral do seu sistema e máquinas, veja as principais opções:

  • Endpoint ProtectEssa suíte de proteção, focada em laptops, desktops e servidores (“endpoints”) como uma rede contra vírus de diversos tipos, combina várias tecnologias em uma única interface, otimizando sua proteção de forma abrangente e em alta qualidade.
  • Next Generation Firewall Muito atualizado com os avanços tecnológicos gerados pela inspeção profunda e detalhada de pacotes e na visibilidade de aplicações, independente de protocolos e portas. Permitindo o controle dos ataques, os evitando desde o primeiro contato, como também criando políticas de controle de acesso interno da forma mais eficiente possível.
  • DLP – Data Loss PreventionEsse sistema te possibilitará rastrear a movimentação de dados no seu Data Center, identificando processos com falhas, monitorando e protegendo as comunicações e conteúdos, enquanto cria uma definição e implementação de políticas de segurança para toda empresa.
  • Integrated Protection SolutionEssa segurança detecta e previne ameaças, monitorando continuamente sua rede, buscando incidentes e capturando informações sobre eles. Relata esses eventos aos administradores do sistema e toma medidas preventivas. Esse sistema ainda se adapta às políticas de segurança corporativas, gerenciando o uso de cada máquina.

 

Para entender detalhadamente como cada uma dessas soluções podem te atender especificamente, entre em contato com nossos especialistas da LLevon, e tenha total segurança contra qualquer ataque cibernético.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp