hackers sequestram backup do SEMAE

Hackers sequestram backup do SEMAE em São Leopoldo, no RS

O Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo, em Porto Alegre – RS, sofreu um ataque ransomware na última semana, causando interrupção no sistema e impactando os serviços. Conforme divulgado pelo próprio órgão, o software afetado foi o Sistema Comercial Integrado (SCI) e, entre os serviços impactados estão: troca de titularidade, acesso a matrículas, solicitação de tarifas e vistoria local.

“No acesso criminoso à rede, dados foram corrompidos e arquivos, inclusive os backups, foram sequestrados. Após o ataque, os acessos a importantes documentos das áreas, como projetos de engenharia, estão inacessíveis”, relata o SEMAE.

O órgão público admite que houve uma tentativa de extorsão e, por orientação da Polícia Civil, nenhum contato a mais foi realizado entre as partes. A investigação está sendo conduzida pelo DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais). A gerência de TI está trabalhando para o restabelecimento dos arquivos, para retornarem a rotina de trabalho.

O abastecimento de água e o tratamento de esgotos não foram impactados, e os serviços de atendimento, comercial e financeiro já estão funcionando normalmente.

 

fonte: convergência digital e SEMAE

 

  • Quer proteger a sua empresa contra ataques maliciosos? Entre em contato com a gente!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp