Ataque hacker custou R$230 milhões à Atento Brasil.
A Atento Brasil, um dos cinco maiores provedores em nível mundial de serviços de gestão de relacionamentos com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) e líder na América Latina, no dia 05 outubro de 2021, sofreu um ataque hacker que causou um enorme impacto financeiro a empresa.
O ataque foi direcionado para a operação brasileira, com impacto contabilizado em US$ 46,1 milhões – R$ 230 milhões.
A Atento contabilizou os gastos para reverter a ação criminosa e de perda de receita por conta do desligamento dos sistemas a partir do incidente cibernético. O impacto foi tão forte que a operação brasileira teria uma alta de 6% na sua receita, mas acabou sem crescimento em relação ao ano passado.
Após o ataque hacker, diversos clientes tiveram que acionar “o plano B”, ou assumirem a gestão de seus call centers. A companhia, no entanto, não revelou qual o incidente cibernético sofrido, não assumindo se o ataque foi ransomware ou malware.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a Atento para receber informações do ataque cibernético e para saber quantas e quais empresas tiveram o funcionamento das centrais de atendimento afetados. Porém, apenas a Azul Linhas Aéreas comunicou oficialmente a Senacon sobre o prejuízo ao atendimento do seu call center, as outras companhias informaram em seus sites e em mensagens enviadas diretamente à Atento. No Brasil, a Atento não é obrigada a listar o ataque, já que não está na B3.
Os operadores do ransomware Lockbit 2.0 publicaram no dia 31/10/2021 em seu site de vazamentos na Dark Web, uma árvore de diretórios contendo arquivos supostamente roubados da empresa Atento. O post dos cibercriminosos indica que todos os dados obtidos foram publicados.
Fonte: Convergência Digital.